Notícias da SSPÚltimo Segundo

Solenidade marca elevação da 1ª CIBM a Batalhão Bombeiro Militar, em Jaraguá

Ouvir o texto deste post Parar ou pausar Continuar

Durante a cerimônia também foram entregues novos equipamentos operacionais e uma nova viatura à unidade. Aquisições somam investimentos de R$ 300 mil. 

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO), realizou, nesta terça-feira (23/11), a solenidade de elevação da 4ª Companhia Independente Bombeiro Militar à categoria de Batalhão, em Jaraguá, no centro goiano. A unidade agora passa a ser designada como 22º Batalhão Bombeiro Militar (BBM). Na ocasião, foram ainda entregues novos equipamentos operacionais e uma viatura de resgate à corporação.

O chefe da SSP-GO, Rodney Miranda, lembrou que a transformação da unidade em batalhão é motivada pela relevância estratégica que o município tem hoje no estado.  “Mais uma conquista para esse importante núcleo que é Jaraguá hoje dentro de Goiás. Uma cidade que vai conquistando, dia a dia, melhorias importantes e sólidas que certamente vão percorrer várias gerações”, pontuou.

O secretário lembrou ainda que as entregas refletem a excelente parceria que vem sendo construída entre o Governo do Estado, as Prefeituras Municipais e a população.  “Essa é uma fórmula que funciona e que sempre vai funcionar. O Estado não pode tudo, da mesma forma a Prefeitura Municipal. Então a gente une esforços, também com o apoio da sociedade. Estamos entregando tudo isso publicamente, trazendo transparência às nossas ações”, completou.

De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos, a elevação de companhia independente para batalhão irá proporcionar diversas melhorias para a região. “A gente fez um estudo, econômico e de infraestrutura, e chegamos a conclusão de que precisávamos elevar a possibilidade de ganho de pessoal e de veículos”, explicou.

A viatura recebida pelo 22º BBM é uma Unidade de Resgate (UR), equipada com materiais destinados a prestar suporte básico de vida às vítimas de acidentes traumáticos e de emergências clínicas. O veículo e os materiais serão utilizados nas diversas ocorrências atendidas pelo quartel do CBMGO sediado em Jaraguá, garantindo melhoria na qualidade dos atendimentos e, ainda, oferecendo maior segurança aos militares.

As aquisições somam R$ 300 mil em investimentos, com recursos do Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (Funebom) e do Fundo Especial Municipal do Corpo de Bombeiros (Fembom). A previsão, segundo o comandante geral da corporação, é de que a frota do batalhão seja reforçada. “Vamos mandar, se não agora, no início do próximo ano, mais uma camionete de salvamento para ampliar os nossos atendimentos aqui na cidade”, afirmou.

O 22º Batalhão Bombeiro Militar é responsável pelo atendimento de ocorrências nos municípios de Jaraguá, São Francisco, Jesúpolis e Itaguaru, com destaque para a BR-153 e a GO-080, rodovias de alto fluxo de veículos. “O nosso papel hoje é atender os 7 milhões e 200 mil goianos, espalhados por todo o território. Os bombeiros militares dedicam suas vidas, suas forças, suas carreiras, sua saúde em prol da população de Goiás”, reforçou.

Também estiveram presentes na solenidade o prefeito municipal de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar; o comandante do 3º Comando Regional Bombeiro Militar, Coronel Ricardo Silveira Duarte; o comandante do 22º BBM, Major Ricardo Farias Bailona.

Fotos: CBMGO

Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!