Rodney Miranda discute estratégias de segurança com deputados estaduais

Reunião foi promovida pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa

O secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, participou nesta terça-feira (28/05), de reunião na Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Um dos principais objetivos foi discutir estratégias para que o Estado avance ainda mais no combate à criminalidade.

De acordo com o secretário, a audiência foi fundamental para estreitar a relação entre SSP e o Poder Legislativo. “Temos vários projetos em andamento que impactam a área de segurança. São duas instituições com o objetivo comum de garantir mais segurança e qualidade de vida à população”, afirmou.

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado estadual Lissauer Vieira, abriu a reunião ressaltando a importância da parceria entre os poderes, elogiando a redução dos índices de criminalidade e, por fim, apresentando uma preocupação com o efetivo pequeno de policiais civis, militares e agentes prisionais, ressaltando a premente necessidade de se pensar em uma forma de se convocar aprovados em concursos que ainda estão no seu prazo de validade. Rodney Miranda destacou que há um projeto sendo finalizado para aumentar o efetivo das forças policiais nas ruas. “Nossa meta é liberar policiais que estão em serviço administrativo para reforçar o policiamento e garantir mais tranquilidade aos cidadãos de bem. É uma medida que já está em fase final de elaboração e deve ser encaminhada à Assembleia Legislativa em breve”, explicou. E o secretário complementou que não há como se falar em chamar pessoas que passaram em concursos anteriores ou na realização de novos certames enquanto não se sanar a grave crise financeira por que passa o Estado. O gestor da segurança pública alertou para o fato de que 82% da receita corrente líquida do estado estar hoje comprometida com folha de pagamento.

O presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado estadual Eduardo Prado, também destacou a importância do encontro. “Foi uma discussão muito saudável, onde tivemos a oportunidade de debater, de maneira incisiva, o desempenho da pasta no atual governo. A qualidade das nossas forças policiais é inquestionável. Todas as corporações goianas são reconhecidas como as melhores do País”, disse. Eduardo Prado disse entender do impeditivo legal para chamar neste momento os que passaram em concursos anteriores, o que poderia inclusive comprometer o governador Ronaldo Caiado, com a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas chamou a atenção para a necessidade de um planejamento a médio e longo prazo para reposição dos servidores da segurança pública, o que mereceu o apoio imediato do secretário Rodney Miranda, que disse que tão logo seja possível fará um calendário permanente de reposição do efetivo.

Delegado Humberto Teófilo, deputado que também integra a comissão de segurança, lembrou no encontro que além do aumento do efetivo é preciso buscar soluções para melhorar as estruturas físicas das forças policiais do Estado. Ele ressaltou que muitas delegacias carecem de reforma e outra tantas são merecedoras da construção de novas unidades em prédios próprios e adequados para abrigar os profissionais.

Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027

Compartilhar: