Policiais salvam vida de bebê recém-nascido

Ação aconteceu em Luziânia, Entorno do Distrito Federal. Nos últimos 30 dias, 5 crianças foram salvas por PMs em situações similares

Mostrando que a Segurança Pública vai muito além do combate ao crime, Policiais Militares 2ª CIPM de Luziânia, Entorno do Distrito Federal, salvaram um bebê recém-nascido nesta quarta-feira (02/07). De acordo com as autoridades locais, uma mulher apareceu na entrada do quartel com o filho – de 20 dias de nascimento – já sem ar e arroxeado no colo, quando um dos soldados rapidamente pegou a criança e realizou a Manobra de Heimlich, que desobstruiu as vias aéreas e devolve a respiração que estava comprometida.

Após os primeiros socorros, a mãe do bebê foi acalmada e levada com o filho para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro mais próximo. No local, foi prestado atendimento necessário e, segundo a médica, a bebê se encontrava bem devidos aos primeiros socorros realizados pela equipe policial. Ainda de acordo com as autoridades, a médica plantonista garantiu que, se não fosse a intervenção rápida e eficaz dos policiais envolvidos a criança poderia ter um quadro mais agravado.

Ações como esta são frequentemente realizadas pela PM de Goiás e demais autoridades, que são treinados para lidar com diversas ocasiões de risco e acidentes que acontecem com pessoas de qualquer idade. A Manobra de Heimlich, utilizada no caso do bebê, por exemplo, é uma das técnicas mais utilizadas de primeiros socorros, na qual as mãos pressionam o diafragma da vítima e provocam uma tosse forçada, que desobstrui as vias aéreas.

Nos últimos 30 dias 5 bebês foram salvos

Além deste recém-nascido salvo em Luziânia, a PM de Goiás salvou, apenas nos últimos 30 dias, a vida de outras 4 crianças que estiveram em situações semelhantes de engasgamento. No dia 2 de junho, uma família viajava pela GO-070, próximos à Inhuma, quando precisaram da ajuda da polícia após atropelarem um animal. Durante este período a mãe resolveu amamentos o filho de um ano, que acabou se engasgando e sendo salvo por um dos militares presentes.

Em outro caso, ocorrido em 17 de julho, dois policiais de Goianira, que estavam em um posto de combustível, salvaram um bebê engasgado com leite materno após serem abordados pelos pais desesperados. Em Jataí, Sudoeste goiano, uma bebê de 1 ano e 2 meses que também estava engasgada, recebeu socorro da polícia por meio do atendimento de emergência no telefone 190, no dia 24 de junho. Na ocasião, o policial deu todas as orientações corretas para que a mãe pudesse salvar a vida da filha.

O caso mais recente, ocorrido nesta segunda-feira (30/06), foi em Goiânia, no bairro Parque Tremendão, região Noroeste da capital. Dois policiais militares, durante uma ronda, salvaram um bebê recém-nascido, após serem abordados pela mãe que não sabia como salvar o filho. Os militares rapidamente utilizaram a técnica de Heimlich e ajudaram a criança a respirar.

Em todos os casos, após salvar as crianças, os policiais orientaram os pais a procurarem um hospital para que um médico avaliasse as condições físicas dos menores.

Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027

Compartilhar: