Peritos da SPTC apresentam o “DNA da Voz”

 

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), por meio da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) convida a todos para o Workshop de Trabalhos Finais dos Cursos de Inteligência Artificial, que será realizado nesta quinta-feira (04/04), entre 12 e 19h, no Hotel Mercure de Goiânia. No evento, haverá a apresentação de tecnologia desenvolvida pelos Peritos Carlos Kleber da Silva Garcia, Lucas Alcântara Souza e Rafaello Virgilli, todos da Seção de Perícias em Áudio e Imagem (SEPAI) da Polícia Científica do Estado de Goiás, tecnologia essa que compara voz com o uso de inteligência artificial chamada “DNA da Voz”.

A tecnologia desenvolvida utiliza redes neurais para realizar a tarefa de identificação de vozes, extraindo características individualizadoras e verificando o grau de similaridade entre duas vozes (padrão e questionada). Assim, é possível fazer o reconhecimento automático de uma pessoa comparando um trecho da sua voz com amostras de áudio armazenadas ou apresentadas no curso de uma investigação ou de um processo.

Nesse sentido, uma ferramenta a mais quando de investigações em que haja captação ambiental e/ou interceptação telefônica (p. ex.) que contenha voz de um suspeito, desde Crimes contra a Vida até Crimes contra a Administração Pública, dentre vários outros.

Comunicação Setorial da SSP-GO

Compartilhar: