Notícias da SSPÚltimo Segundo

Na cidade de Goiás, Caiado inaugura sede da Delegacia de Polícia Civil e vistoria obras do 1º Batalhão da PM

Ouvir o texto deste post Parar ou pausar Continuar

Estrutura da Polícia Civil abrigará atendimento especializado às mulheres. Com 96,4% dos serviços já executados, projeta-se conclusão este ano. “Este é um governo transparente, e todo centavo arrecadado é investido em melhorias na qualidade de vida das pessoas”, pontua governador

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta segunda-feira (22/11), na cidade de Goiás, a nova sede da Delegacia de Polícia Civil, que abrigará também a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). Até então, a delegacia funcionava em um imóvel alugado. Neste ano, durante o processo de readequação de prédios públicos, foi disponibilizado à corporação um espaço no centro da cidade. O local passou por reforma e toda mão de obra foi realizada por reeducandos do sistema prisional.

Caiado reforçou que a atuação do Estado é de estruturar as polícias e levar tranquilidade. “Tudo isso é feito para que o cidadão tenha a certeza que a criminalidade não vai, de maneira nenhuma, achar terreno fértil em Goiás. Pelo contrário, será duramente enfrentada com todas as nossas equipes, com inteligência e ações preventivas”, garantiu.

Sobre a Deam, o governador disse que a criação da especializada oferece proteção às mulheres de forma que as ações protetivas cheguem mais rápido para que violência doméstica não caminhe para o feminicídio. “É o combate a todos aqueles que acham que podem, por força física ou poder, agredir uma mulher. Temos delegados e delegadas para dizer que em briga de homem e mulher, não metemos a colher, mas a algema. Aqui não tem espaço para esses falsos valentões”, frisou.

O delegado-geral da Polícia Civil, Alexandre Lourenço, afirmou que a entrega da nova sede expressa o tamanho da preocupação que o Governo do Estado tem com a corporação. “Mostra o empenho em melhorar a estrutura policial, deixá-la mais adequada à realização do serviço e ao atendimento de cada cidadão que busca socorro”, pontuou.

A nova estrutura era um anseio antigo. “A Deam já estava prevista em lei desde 2013 e agora, efetivamente na sua gestão [Ronaldo Caiado], sai do papel”, afirmou o delegado regional da cidade de Goiás, Kleber Toledo. “A delegacia veio para ampliar a rede de proteção à mulher. É um grande avanço para o município e região que vão ter atendimento adequado e especializado”, acrescentou a titular da Deam, Amanda Alvarenga.

Batalhão PM
O governador também vistoriou as obras do 1º Batalhão de Polícia Militar, que passa por restauração, com investimentos de R$ 5,7 milhões. As intervenções são promovidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O prédio sediou, até 1936, o 1º Quartel da Força Policial de Goyaz. “Estamos trabalhando para ver se conseguimos finalizar, já que é um dos prédios mais importantes da cidade de Goiás”, pontuou Caiado.

Motivada por problemas estruturais e condições precárias de uso, a obra foi iniciada em outubro de 2019. Ela é conduzida de modo a recuperar as características originais que compõem o complexo, que é dividido em quatro grandes blocos. “Esperamos receber uma dotação orçamentária complementar e vou ver o que posso fazer da parte do Estado, entrar em contato com o Iphan, para que a gente dê continuidade a essa obra”, explicou.

Estiveram ao lado do governador durante as agendas na cidade de Goiás a primeira-dama local e secretária Municipal de Assistência Social, Célia Mendanha; o superintendente de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Sandro Rogério Rodrigues Batista; a subsecretária de Educação do município e ex-prefeita, Selma Bastos, ao lado de seu marido, Félix; o chefe de gabinete do governador, Alex Godinho, juntamente com sua mãe, Telma; a vice-prefeita da cidade de Goiás, Zilda Lôbo; o presidente da Câmara dos Vereadores de Goiás, Sidnei do Master; os vereadores Solinar, Fabrício Godinho, Edson da São Carlos, Marly, Eleniza da Mata; a ex-prefeita, pastor Márcia; o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Goiás, Alisson Cabral; a coordenadora regional de Educação da cidade de Goiás, professora Márcia Angelina; os prefeitos Hermano de Carvalho (Aruanã) e Átila Rúbia (Buriti de Goiás); o delegado titular da Polícia Civil na cidade, Gustavo Cabral; o comandante do 4° Comando Regional de Polícia Militar (4° CRPM), coronel Ênio José Carlos Hans; o comandante do 6° Comando Regional Bombeiro Militar (6° CRBM), tenente-coronel Carlos Borges de Lira; a prima do governador, Margarete; o amigo do governador, pastor Welber, além de demais lideranças classistas e pessoas convidadas.

Fotos: Júnior Guimarães

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!