Inaugurada 3ª Delegacia Regional de Polícia de Anápolis

Com 1,2 mil metros quadrados de área construída, estrutura contará com três especialidades para atender demandas de 12 municípios da região

A Polícia Civil de Anápolis ganhou, no último sábado (8/2), uma estrutura que vai atender não só as demandas da cidade, mas de toda a regional composta por 12 municípios. Localizada na BR-153, a nova instalação da 3ª Delegacia Regional de Polícia foi inaugurada pelo governador Ronaldo Caiado. Com 1.200 metros quadrados de área construída, o dobro da sede anterior, a estrutura fica no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), num terreno cedido pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego). A obra estava paralisada e só foi retomada/concluída na atual gestão.

A estrutura também é mais moderna, possui um grande cofre para depósito para materiais apreendidos, 36 salas e um auditório com 108 m². Além disso, 53 pessoas trabalharão no espaço, que tem capacidade para mais 15 servidores. O prédio abrigará os Grupos de Investigações de Homicídios (GIH), Grupos Especiais de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio (GEPATRI) e o Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (GENARC).

Sobre a parceria firmada entre o Governo de Goiás e o município de Anápolis, Caiado ressaltou que a ação não se limita à segurança pública, mas abrange todas as áreas essenciais para a sociedade e para o avanço da região. “Assinamos vários convênios com a prefeitura e contratos para o desenvolvimento da estrutura do Daia”, afirmou, sobre a visita produtiva a Anápolis. Além da inauguração da delegacia, o governador ainda lança neste sábado o projeto Pró-Água, que tem como objetivo a recuperação das bacias do Rio Caldas e do Ribeirão Extrema.

Desempenho

Delegado-geral da Polícia Civil, Odair José Soares garantiu que a 3ª DRP de Anápolis, com a estrutura que ganhou, vai reforçar os números positivos que a corporação vem conquistando nos últimos meses. Em 2019, os agentes retiraram R$ 1 bilhão do crime organizado. Ele atribuiu o alto desempenho às políticas implantadas pelo governador, de liberdade e autonomia para as forças de segurança. ”

No caso específico da 3ª DRP, o delegado responsável, Pedro Garcia Caires, explicou como a nova sede vai influenciar no rendimento da polícia. Antes, a delegacia funcionava em um local improvisado, um antigo laboratório farmacêutico. Agora os agentes têm à disposição um prédio planejado, com salas apropriadas para cada finalidade – reconhecimento, escuta de interceptações telefônicas, interrogatórios, registro de boletins de ocorrência, entre outras.

O local contará com o Grupo de Investigações de Homicídios (GIH), o Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc) e o Grupo Especial de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Gepatri). Trabalharão ali cinco delegados de polícia, dois agentes, onze escrivães e oito servidores administrativos. Além de Anápolis, serão beneficiadas com a delegacia os moradores de Nerópolis, Pirenópolis, Terezópolis, Goianápolis, Leopoldo de Bulhões, Silvânia, Gameleira de Goiás, Ouro Verde, Campo Limpo de Goiás, Corumbá de Goiás e Abadiânia. Em breve, ainda será entregue um pátio de 15,7 mil metros quadrados para abrigar veículos apreendidos.

Participaram do evento o vice-prefeito de Anápolis, Márcio Cândido; os secretários de Estado Adriano Baldy (Cultura) e Marcos Silva (Comunicação); o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Esmeraldino Lemos; o presidente do Detran, Marcos Roberto Silva; o subsecretário de Segurança Pública, Geraldo Scarpellini; os prefeitos Chiquinho (Goianápolis), Ari (Campo Limpo), Alécio Mendes (Leopoldo de Bulhões), João do Leo (Pirenópolis), José Diniz (Abadiânia); o ex-prefeito de Novo Planalto, Otacílio Machado; o gerente do Daia, Frederico Godoy; o vice-presidente da Codego, Nailton Oliveira e diretores Carlos Toleto e Márcio Naves.

Marcaram presença, ainda, os vereadores por Anápolis Paulo de Lima, Deusmar Japão e Lisieux Borges; o vereador por Novo Gama, Gessivan Diniz dos Santos; o subsecretário da SIC, César Moura; a promotora de Justiça Maysa Morgana; o suplente de senador Bezinho; os comandantes coronel Paulo Roberto de Oliveira (3º CRPM) e tenente-coronel Ricardo Silveira Duarte (3º BBM); a representante da PRF, inspetora Eliana Oenning; o representante do Exército (Tiro de Guerra), subtenente Henrique Sousa de Assis; e a representante da Base Aérea – Ala 2, primeiro-tenente Michele.

Foto: Lucas Diener

Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027

Compartilhar: