Governo de Goiás inaugura Batalhão e Centro de Comando e Controle Rural

Medida faz parte de conjunto de ações para reforçar a segurança na zona rural em todo o Estado

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), inaugurou nesta segunda-feira (22/07), o Batalhão de Polícia Militar Rural e o Centro de Comando e Controle Rural, que passa a Funcionar na antiga estação Ferroviária de Campinas, hoje na quadra 21, da Rua 5, na Vila Abajá. No local, serão coordenadas as ações de policiamento nas zonas rurais de todo o Estado, com o comando do tenente coronel Daniel Galvão. “E inaceitável que produtores e famílias que vivem no campo fiquem sem proteção. Estamos implantando medidas eficientes para combater quadrilhas que cometem os mais diversos crimes em fazendas, chácaras e sítios”, ressaltou o governador Ronaldo Caiado, após lembrar sua longa história política em defesa do homem do campo.

A medida faz parte de um conjunto de ações da atual gestão para reforçar o combate à criminalidade na zona rural, tendo como parceiros a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Fundo para Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (Fundepec). “Goiás, em poucos meses, já apresenta sinais de avanço. Trata-se um projeto ousado, que é referência para outros estados”, destacou Ronaldo Caiado. Nesta mesma linha de raciocínio, o presidente do sistema FAEG/SENAR, deputado federal José Mário Schreiner chamou a atenção para o fato de que “a patrulha georreferenciada da PM goiana já é no Brasil e atrai interesse até de outros países. Hoje é um coroamento de um processo de sucesso ao ver a criação deste Batalhão Rural se consolidando com ações de governo em parceria com os setores produtivos”.

Criado pela Lei nº 20.488/2019, o Batalhão de Polícia Militar Rural é uma antiga reivindicação de moradores da zona rural no sentido de combater o crime em fazendas, chácaras e sítios. Cabe à unidade executar o policiamento rural, dar proteção e garantir tranquilidade à comunidade do campo, além de preservar a paz social e restituí-la quando necessário. Para Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, presidente Fundepec, que contribuiu com um repasse ao estado no valor de R$ 250 mil reais para a construção do Centro de Controle, “os produtores rurais tem a missão de continuar contribuindo para que este importante trabalho da Polícia Militar possa se estender cada vez pelo Estado”.

Chegar em todos os municípios

O Centro de Comando e Controle Rural, vai otimizar, por meio de uma rede de proteção, a segurança no campo. Diversas ações de planejamento estratégico e inteligência serão realizadas neste sentido. “Todas as regiões do Estado serão atendidas. Foi feito um mapeamento das propriedades rurais e, a partir de agora, será realizado um monitoramento em tempo real. Assim, a patrulha mais próxima conseguirá atender ocorrências de forma mais ágil”, explicou o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda. Ele destacou que hoje já são mais de 13 mil propriedades rurais georreferenciadas, mas que a meta é atingir a totalidade destas localidades até o final da atual administração estadual.

De acordo com o titular da SSP, a proteção das pessoas que vivem no campo se tornou em política de governo da atual gestão. “Infelizmente, a segurança da população rural foi negligenciada no passado. Havia uma falsa visão de que crimes eram cometidos apenas nas cidades. Esta realidade tem mudado, com o tráfico de drogas chegando ao campo, assim como o aumento do interesse de quadrilhas especializadas em roubo de gado e de maquinário agrícola. A realidade, a partir de agora, será outra, uma vez que o atual governo tem compromisso em garantir mais segurança em todas as áreas de Goiás, e já temos conseguido bons resultados desbaratando quadrilhas e solucionando crimes no campo ocorridos no passado”, ressaltou o secretário, que fez questão de também destacar a importante integração com a Polícia Civil.

Modernizando
Em maio de 2019, o governador Ronaldo Caiado e o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, entregaram 50 viaturas à Patrulha Rural Georreferenciada da PM. Os veículos são no estilo pick-up de cabine dupla de uso on e off-road com alto desempenho e são dotados de tecnologias para uso no policiamento. Todos eles possuem tração 4×4, com motorização a diesel. O governador Ronaldo Caiado disse hoje que muito em breve o Batalhão Rural poderá contar com novos reforços de veículos e equipamentos.

Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027

Compartilhar: