Forças policiais desarticularam uma quadrilha a cada dois dias em 2019

Número foi revelado pelo secretário de Segurança Pública Rodney Miranda em entrevista à TV Serra Dourada

Uma quadrilha foi desarticulada a cada dois dias pelas forças policiais de Goiás em 2019. A informação foi apresentada nesta sexta-feira (27/12), pelo secretário de Segurança Pública Rodney Miranda durante entrevista ao Jornal do Meio Dia, da TV Serra Dourada. “Este número é inédito no Brasil e comprova, mais uma vez, o belíssimo trabalho que nossos policiais têm realizado na luta contra o crime”, afirmou o titular da SSP.

Na ocasião, secretário também destacou o avanço das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas. De janeiro a novembro de 2019, foram apreendidas 53,6 toneladas de entorpecentes em todo o Estado. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o avanço é de 43,8%. “Acredito que vamos chegar a mais de 60 toneladas até o último dia deste ano. Esse resultado só é possível porque nossas polícias Civil e Militar contam com total liberdade para o exercício de suas funções. Conforme determinação do governador Ronaldo Caiado, o único limite é a lei”, destacou.

Rodney Miranda ressaltou, ainda, o processo de capacitação permanente dos policiais goianos. “Nossos policiais não são apenas bem equipados. Todos eles têm passado por rigorosos processos de formação continuada. Com inteligência, integração e integridade, estamos atuando fortemente contra o crime”, disse.

O secretário também destacou o avanço na solução de crimes violentos em todo o Estado. Somente neste ano, a Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH) prendeu mais de 400 suspeitos de homicídios. “É um número histórico de presos. Estamos elucidando todos os crimes deste tipo cometidos em 2019. Vários casos registrados em anos anteriores também estão sendo solucionados”.

Sistema prisional
Na entrevista, o titular da SSP falou sobre o reforço na segurança dos presídios goianos. Destacou que a Unidade Prisional Especial de Planaltina de Goiás, inaugurada pela atual gestão em setembro deste ano, já possui todas as regras adotadas pelos presídios federais. “O sistema de segurança dentro desta unidade é referência e tem cumprido perfeitamente sua função. Os profissionais que atuam no local, inclusive, foram treinados por agentes federais. O controle dos presídios reflete em bons resultados também nas ruas”.

Reforço no efetivo
Outro ponto destacado pelo secretário foi a convocação de delegados que concluíram o curso de formação para o cargo. Segundo ele, a previsão é que os profissionais comecem a ser chamados em 2020, conforme disponibilidade financeira do Estado. “Na medida do possível, estamos buscando soluções para sanar a carência de efetivo de todas as forças de segurança. Esse ‘buraco’ no efetivo das tropas foi construído nos últimos 20 anos pelas gestões anteriores. No entanto, é fundamental destacar que, mesmo com essa carência, nossas forças estão dando conta do trabalho, uma vez que a violência tem sido cada vez mais reduzida e a produtividade policial cresce de forma histórica”, concluiu Rodney Miranda.

Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027

Compartilhar: