Ética e Tomada de Decisão no Serviço Público

Decisões importantes, sob o peso da responsabilidade individual e institucional, poucas vezes são simples e claras, pois envolvem uma multiplicidade de variáveis, onde nem todas estão sob a previsão e controle do agente público. Não obstante, é preciso decidir e agir. Tendo ciência desse desafio, alguns filósofos – que experimentaram em suas vidas tanto a responsabilidade do comando quanto os reveses da frente de batalha, e, tanto as benesses de uma vida abastada quanto as dificuldades da escravidão – refletiram sobre a necessidade de adotar princípios éticos claros, válidos em qualquer situação e nível de complexidade, tendo em vista a construção de uma vida digna de ser vivida.

Trazendo reflexão semelhante para o ambiente organizacional contemporâneo, o Programa de Compliance Público visa, através de seus quatro eixos – Ética, Transparência, Responsabilidade e Gestão de Riscos –, proporcionar a conformidade entre os padrões morais e legais, balizados por princípios éticos, que direcionam o planejamento, as ações e as tomadas de decisão para a efetivação positiva das políticas públicas de atendimento ao povo goiano.

Neste ano de 2020, em um cenário de crise que desafia a todos, reforçamos a missão de mantermos nosso espírito intrépido, como é próprio daqueles que lutam pela segurança de todos, firmes em nossos valores éticos, como o fazemos sempre; e, garantindo a continuidade dos procedimentos e ações destinados a assegurar a conformidade dos atos de gestão desta Pasta com os padrões morais e éticos difundidos pelo Programa.

Éder David de Freitas Melo – Técnico em Gestão Pública
Gerência de Planejamento Institucional

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