COVID-19: Governo de Goiás faz testagem em massa nos servidores das forças de segurança

Os testes estão seguindo um calendário elaborado em conjunto com as corporações a fim de evitar aglomeração e atender todos os servidores da SSPGO pelo Estado

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSPGO), está realizando teste da COVID-19 em todos os servidores que compõem as forças de segurança. No total, serão realizados cerca de 24.200 exames. A previsão é de que até nesta terça-feira, 23/06, mais de 9 mil servidores sejam testados. Por ser uma secretaria estratégica e atuante nas ações de combate ao novo coronavírus, os servidores das forças de segurança estão tendo as mesmas prioridades no acesso, tanto a Equipamentos de Proteção Individual (EPI), quando aos testes da doença. “As forças de segurança de Goiás devem ter as mesmas prioridades que os servidores da saúde, por também atuar na linha de frente no combate ao novo coronavírus”, disse o governador Ronaldo Caiado durante videoconferência com a cúpula da Segurança Pública e a Secretaria Estadual de Saúde.

Os exames começaram a ser realizados na última semana e está seguindo um calendário elaborado em conjunto com as corporações e instituições que compõem a SSPGO. A triagem vai servir para uma análise mais complexa sobre a contaminação pelo Sars-Cov-2. Todos os servidores testados responderam, antes de ter o material coletado, um questionário sobre o comportamento do indivíduo em relação aos protocolos de saúde (como uso de máscaras e a higienização das mãos) e patologias que compõem o grupo de risco de complicação pela doença. A previsão é de que até a próxima semana a testagem em massa seja concluída.

Os testes estão sendo realizados pelos próprios servidores da pasta, que possuem habilitação na área da saúde e autorização para realizar o procedimento, e a metodologia que está sendo aplicada é a de sorologia, ou seja, estão sendo coletadas amostras sanguíneas com objetivo de identificar se o servidor já foi, ou está, infectado pela doença. Nessa modalidade de exame é possível avaliar a presença dos anticorpos para o vírus, o que define que a pessoa já teve contato com o Sars-Cov-2.

Casos confirmados
De acordo com a última atualização, realizada neste domingo (21/06), 470 servidores da Secretaria de Segurança Pública, entre todas as corporações e instituições, estão de quarentena. Nesse total estão incluídos os servidores que testaram positivo e aqueles que estão sob suspeita de contaminação. Até o momento foram registrados 2 óbitos por Covid-19.

Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027

Compartilhar: