Corpo de Bombeiros Militar forma turma especializada em salvamento em altura

 

Participantes foram qualificados para operações de resgate e retirada de vítimas em locais elevados

“A qualificação das forças policiais é uma das principais marcas da atual gestão do Governo de Goiás. Vamos continuar investindo na especialização das nossas tropas”, afirmou o secretário de Segurança Pública Rodney Miranda nesta sexta-feira (08/11), na formatura do Curso de Salvamento em Altura do Corpo de Bombeiros Militar. A solenidade contou com a presença do governador Ronaldo Caiado.

Um dos principais objetivos do curso foi capacitar os bombeiros para operações de resgate e retirada de vítimas em locais elevados. No total, 41 bombeiros concluíram a formação. Deste total, 25 são goianos e os demais são de outros nove estados e também da Argentina, o que mostra que Goiás é referência em capacitação para forças de segurança.

Durante o curso, os participantes passaram por provas técnicas de adaptação em altura, retorno ao cabo, comando crawl ascendente, rapel fracionado, salvamento de vítima suicida em ponte e noções de sobrevivência. Nesta edição, os bombeiros contaram com os equipamentos mais modernos que existem para essa modalidade de salvamento. “Nossas tropas prestam serviços cada vez melhores à sociedade. Estamos muito felizes com o resultado, uma vez que a população reconhece as melhorias e o Estado tem ficado cada vez mais seguro”, destacou Rodney Miranda.

Em seu discurso, o governador ressaltou o trabalho realizado pelas forças policiais para garantir mais segurança aos goianos. Segundo ele, a atual gestão investirá ainda mais na capacitação dos servidores. “Nossas tropas se destacam cada vez mais em cenário nacional. Precisamos do maior número possível de unidades especializadas para o enfrentamento de situações críticas e de alto risco. Vamos nos esforçar ainda mais para garantir o preparo intelectual, físico e psicológico das nossas forças de segurança”, assegurou.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Dewislon Adelino Mateus, a qualificação permanente também é fundamental para garantir melhor atendimento aos cidadãos. “Somos referência em salvamento em altura e temos recebido um apoio muito grande do Governo do Estado para difundir esse conhecimento para um número maior de profissionais”, disse.

Reconhecimento
O bombeiro Sebastian Perez, da Argentina, afirmou que a formação oferecida em Goiás possui o mais alto padrão de qualidade. “Me sinto muito mais preparado para exercer minhas atividades. Graças ao curso oferecido aqui, agora, sou um especialista em salvamento em altura”, elogiou.

O tenente Marlúcio Anderson Trajano, do Corpo de Bombeiros do Amapá, também destacou a qualidade do curso oferecido pelos bombeiros goianos. “Só tenho a agradecer. O conteúdo teórico e a parte prática foram excelentes”.

Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027

Compartilhar: