Bancada federal elogia trabalho das forças de segurança de Goiás

Durante reunião com o titular da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, foram apresentadas aos deputados federais a programação orçamentária e as demandas que precisam de suporte da bancada goiana 

“Quero parabenizar todas as instituições que compõem a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás pelo trabalho que vem sendo realizado e reconhecer a expressiva queda dos índices de criminalidade em todo o Estado, principalmente no meio rural”, disse o deputado federal José Mário Schreiner (DEM) durante reunião entre a bancada federal de Goiás e o titular da SSP-GO Rodney Miranda, na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 01. “O suporte dado pela segurança pública como a Patrulha Rural e a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais me deixa ainda mais orgulhoso das forças de segurança de Goiás”, completou.

Os elogios foram repetidos por todos os deputados federais que estavam presentes na reunião, coordenada pela deputada Flávia Morais (PDT). A exemplo do deputado João Campos (REPUBLICANOS) que é delegado de polícia. Ele destacou que as ações desempenhadas pelas forças de segurança em Goiás têm atingido índices históricos. “Temos que aplaudir o trabalho que a Secretaria de Segurança Pública está desempenhando. Há muitos anos não se alcança o que tem alcançado agora” reiterou.

A queda nos índices de criminalidade no Estado de Goiás serviu para comparação. Em tom de brincadeira, o deputado Francisco Júnior (PSD) dividiu com quem acompanhava a reunião a experiência vivida há 15 dias em São Paulo, quando, segundo ele, foi assaltado. “Eu voltei de São Paulo sem relógio, sem celular, sem aliança e quase voltei sem a vida. Foi a experiência que me colocou mais próximo de uma pistola 9 mm”, contou. “O que está sendo apresentado pela segurança pública mostra que o trabalho está sendo desenvolvido com gestão e inteligência”, complementou.

O deputado federal delegado Waldir (PSL) aproveitou a oportunidade para parabenizar pelo comportamento transparente adotado pela atual gestão à frente da SSP-GO. “Foi agora, no início dessa gestão, que pela primeira vez teve uma prestação de contas (verba adquirida por meio de emenda parlamentar)”, destacou o deputado. “Gostaria de ter, apenas a título de conhecimento, a prestação de contas das emendas dos períodos anteriores que o senhor não estava à frente da secretaria”, solicitou delegado Waldir ao secretário Rodney Miranda. Em resposta a solicitação, o titular da SSP garantiu que irá providenciar a documentação o mais rápido possível.

Alterações no Código Penal Brasileiro
“Criminosos reincidentes não podem ter os mesmos benefícios que um réu primário”, alertou o secretário de Segurança Pública Rodney Miranda, durante reunião com a bancada federal de Goiás. Acompanhado de toda cúpula da pasta, o titular da SSP apresentou aos deputados federais e ao senador Vanderlan Cardoso os principais gargalos legais no enfrentamento ao crime.

Rodney Miranda já integrou a Comissão de Reforma das Leis Criminais e é autor do texto que resultou no projeto de criação do Sistema Único de Segurança Pública. Um dos apontamentos do secretário é a necessidade de retomar a discussão relativa a impunidade no Brasil. “Precisamos barrar esse negócio de progressão de regime”, defendeu Rodney Miranda diante da bancada federal. “Faccionado, condenado há mais de oito anos, comprovada liderança de facção criminosa, deveria pegar um ano de regime normal e o resto em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD)”, alertou o secretário.

Apresentação de demandas
Em função da grave crise econômica herdada pela atual gestão do Governo de Goiás, o Estado passa por momento de austeridade, ou seja, total rigor no controle de gastos. Uma das saídas tem sido buscar o apoio do Governo Federal, por meio da bancada federal goiana. Sendo assim, durante a reunião desta terça-feira, 1, o secretário Rodney Miranda e os comandantes de todas as forças policiais que compõem a Secretaria de Segurança Pública de Goiás apresentaram suas produtividades e suas demandas aos parlamentares.

Rodney Miranda abriu o momento de apresentação explanando a programação das ações para 2019 e 2020. Além disso, falou também sobre o trabalho que está sendo realizado para controle da violência e apresentou a queda dos índices criminais de janeiro a agosto de 2019 em todo Estado. Em seguida, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Dewislon Adelino Mateus, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato Brum, o delegado-geral da Polícia Civil, Odair José Soares, e a perita da Superintendência de Polícia Técnico Científica Kárita Fortes fizeram suas apresentações.

O propósito do encontro entre os deputados federais, senadores por Goiás e os titulares das pastas do governo é de manter uma conversa bilateral entre os poderes na busca de apoio financeiro, por meio de emendas parlamentares, e de apresentar as necessidades legais que demandam cada secretaria.

Estiveram presentes na reunião, além da cúpula da segurança pública, os deputados federais: Zacharias Calil (DEM), José Mário Shreiner (DEM), João Campos (Republicanos), Alcides Rodrigues (Patriotas), Professor Alcides (PP), Glaustin da Fokus (PSC), Magda Mofato (PL), Célio Silveira (PSDB), Delegado Waldir (PSL), Francisco Júnior (PSD), Flávia Morais (PDT) e o senador Vanderlan Cardoso (PP).

Compartilhar: