Ações de segurança rural realizadas em Goiás vão servir de inspiração para PM do Mato Grosso

Comitiva mato-grossense esteve em Goiânia para conhecer o trabalho do Batalhão da PM Rural de Goiás e do Centro de Comando e Controle Rural

O trabalho das forças policiais de Goiás no combate à criminalidade no campo está sendo referência para mais um estado brasileiro. Nesta quarta-feira (06/11), integrantes da Polícia Militar do Mato Grosso e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) estiveram em Goiânia para conhecer as ações coordenadas pelo Batalhão de Polícia Militar Rural e pelo Centro de Comando e Controle Rural, cujas instalações foram inauguradas pela atual gestão do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em julho de 2019.

Durante a visita, o comandante do 4º Comando Regional Sul da PM de Mato Grosso, coronel Wilker Soares Sodré, elogiou as ações realizadas pelas forças de segurança goianas. “Goiás conta com um trabalho de proteção às famílias que vivem no campo que é referência nacional. Viemos até aqui para conhecer detalhes do que é feito e levar essas experiências para nosso estado”, afirmou.

Na opinião do comandante, as ações preventivas e ostensivas realizadas em Goiás são fundamentais para que os índices criminais continuem apresentando queda. “A junção entre trabalho ostensivo e investimentos em tecnologia é bastante perceptível. Isso acaba refletindo na repressão ao crime e na produtividade dos policiais”, destacou.

Para o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Francisco de Castro, o trabalho realizado na proteção da zona rural em Goiás demonstra que o Governo do Estado se preocupa com a segurança daqueles que promovem o desenvolvimento da sociedade. “Estamos muito bem impressionados. É uma gestão que entende que o meio rural precisa ser protegido. O trabalho feito em Goiás serve de exemplo para qualquer parte do Brasil. Queremos aprender com os goianos e levar para o nosso estado”, disse.

Oito estados já buscaram inspiração nas ações de segurança em Goiás. Comitivas de outros países, como Colômbia e Japão, também conheceram as atividades realizadas no estado. “Somos pioneiros! Temos o único centro de comando do Brasil que fornece informações de toda a movimentação que ocorre no campo. Isso impede a atuação de criminosos que pretendem agir em áreas rurais”, ressaltou o coordenador das Patrulhas Rurais em Goiás, tenente-coronel Daniel Galvão.

A atual gestão criou o Batalhão da PM Rural por meio da Lei nº 20.488/2019. A unidade é responsável por executar o policiamento rural, dar proteção e garantir tranquilidade às famílias que vivem no campo. O Centro de Comando e Controle Rural, por sua vez, coordena todas as ações de segurança no campo. Por determinação do governador Ronaldo Caiado e do secretário de Segurança Pública Rodney Miranda, também foram entregues, em 2019, mais de 50 viaturas para a Patrulha Georreferenciada da PM. Outros investimentos tecnológicos são realizados de forma permanente.

Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027

Compartilhar: