”Especialização das tropas é uma das principais diretrizes do governo Ronaldo Caiado”, diz Rodney Miranda em abertura de Curso de Salvamento em Altura

A capacitação tem como objetivo preparar as forças de segurança pública para operações de resgate e retirada de vítimas de locais elevados

“Especialização e qualificação são duas das principais diretrizes do governo Ronaldo Caiado. Estamos investindo cada vez mais em ações de capacitação para que nossas forças policiais atendam os cidadãos de forma ainda mais eficiente”, afirmou o secretário de Segurança Pública Rodney Miranda nesta segunda-feira (09/09), na abertura do Curso de Salvamento em Altura do Corpo de Bombeiros Militar.

Um dos principais objetivos do curso é capacitar os profissionais que atuam nas forças de segurança para operações de resgate e retirada de vítimas de locais elevados. A previsão é que a especialização seja concluída em 31 de outubro, totalizando 400 horas/aulas. Os participantes serão qualificados em operações de atividades de resgate em edificações verticais e cachoeiras. Também serão repassadas técnicas de abordagens em situações de tentativas de suicídio e resgate em cavernas.

Para essa edição, os alunos estão contando com equipamentos mais modernos que existem para essa modalidade de salvamento. Foram investidos R$ 100 mil reais para compra do material. O Governo de Goiás, em função da grave crise fiscal herdada da antiga gestão, vem estabelecendo prioridades para realizar gastos. A aposta no aprimoramento do trabalho das forças de segurança do Estado é prioridade de governo. O secretário Rodney Miranda entende o investimento como reconhecimento do esforço da tropa, que tem ganhado cada vez mais destaque em proatividade. “Isso mostra que mesmo em crise não estamos parados. Não estamos de braços cruzados esperando a situação melhorar para mostrarmos serviço. Temos mostrado em números e em reconhecimento da nossa população que nada vai nos impedir de fazer e de cumprir a nossa missão”, pondera.

Durante o curso, os participantes passarão por provas técnicas de adaptação em altura, retorno ao cabo, comando crawl ascendente, rapel fracionado, salvamento de vítima suicida em ponte e noções de sobrevivência. Participam da especialização, oficiais e praças do Corpo de Bombeiros Militar.

Bombeiros de noves estados do Brasil e dois da Argentina, além de membros do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) vieram em busca de especialização em Goiás. “Infelizmente, nas últimas décadas, as forças de segurança caminharam de forma paralela. Em Goiás, essa forma de condução das questões de segurança pública mudou. Este curso é um exemplo disso, uma vez que temos forças federais e até mesmo profissionais de outro país junto com nossos bombeiros buscando qualificação. Isso é integração”, destacou o secretário Rodney Miranda.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Dewislon Adelino Mateus, a qualificação permanente das forças de segurança é fundamental para garantir melhor atendimento aos cidadãos. “Somos referência em salvamento em altura e recebemos um apoio muito grande do Governo do Estado para difundir esse conhecimento com um número maior de profissionais. Além dessa especialização, estamos com outros dois cursos em andamento nas áreas de mergulho e motorresgate”, destacou.

Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027

Compartilhar: