Reforço contra o crime: Caiado inaugura delegacia em Itaberaí

Agentes de segurança desarticularam várias quadrilhas e facções criminosas no município. Obra inaugurada nesta sexta-feira foi construída por meio de parceria público-privada

 

“Trabalhar corretamente dá resultado. Itaberaí viveu muitos anos sob o comando de bandidos. Agora a situação é outra. O cidadão tem condições de sair de casa, ir até a praça, caminhar com os filhos”, ressaltou o governador Ronaldo Caiado, durante solenidade de inauguração da nova sede da delegacia da Polícia Civil na cidade, nesta sexta-feira (13/12).

Caiado lembrou que um levantamento realizado pelas polícias do Estado detectou na cidade de Itaberaí, ainda no início de sua gestão, um foco de atuação de facções criminosas em Goiás. “Por determinação do secretário, [de Segurança Pública, Rodney Miranda] veio para Itaberaí o comandante da Rotam [major Fábio Costa], especializado nessa área. A eficiência da nossa polícia já desarticulou várias quadrilhas e já prendeu vários faccionados. Essa delegacia passa a ter uma importante função para continuar as investigações e dar tranquilidade ao povo itaberino”, destacou o governador.

Secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda reafirmou que um dos eixos principais determinados pelo governador Ronaldo Caiado é o combate sem trégua à corrupção e aos desvios. “Nós estruturamos nossa equipe, que tem trabalhado de forma integrada, com inteligência para fazer esse combate. Combatendo a corrupção, a gente ajuda a segurança pública, a saúde, a educação, o emprego, a assistência social, todo um conjunto para melhoria da sociedade”, pontuou.

Parcerias público-privadas
Uma parceria público-privada entre o Poder Judiciário, a empresa São Salvador Alimentos [SuperFrango] – uma das maiores no segmento de aves e suínos do Brasil, localizada em Itaberaí –, e a Prefeitura viabilizou a construção da delegacia. As obras foram iniciadas em 2016, porém foram paralisadas após três meses. Este ano, a construção foi retomada e concluída. O terreno doado pela prefeitura tem mil metros quadrados de área.

Ronaldo Caiado destacou que o Governo de Goiás tem incentivado parcerias nas mais diversas áreas. “Onde temos essa oportunidade, nós estamos fazendo. Agora mesmo, fizemos rodovias em parceria com a iniciativa privada na região de Goiatuba. Tivemos situações em Jaraguá, Quirinópolis e Rio Verde, onde as pessoas se mobilizaram e construíram penitenciárias. É o que eu chamo de Heróis Anônimos no Estado de Goiás”, reconheceu.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Odair José Soares, a estrutura fortalece o combate à criminalidade na região. “A parceria público-privada fez esse sonho acontecer. A estrutura física é uma das coisas que a Polícia Civil precisa e muito. A instituição foi abandonada por muitos anos, relegada a segundo plano. Hoje, nós vivemos uma nova realidade, a sociedade de Itaberaí já vive isso”.

A delegada de Itaberaí, Josy Alves de Sousa, comemorou o sucesso da parceria. Foram investidos R$ 480 mil pela São Salvador Alimentos e cerca de R$ 200 mil, em materiais de construção e mobiliário, pelo Poder Judiciário. A climatização do ambiente foi feita pela Secretaria de Segurança Pública. “O Poder Público entendeu a necessidade de uma sede própria, da gente ter um prédio adaptado para atender a população de forma mais adequada”, observou.

Hoje, trabalham na delegacia da cidade 14 policiais. A nova estrutura, conta com salas adequadas para delegados, agentes e escrivães, uma pequena cela onde o preso poderá aguardar pelo procedimento, evitando o contato com a vítima, além da sala de reconhecimento. As instalações trarão mais conforto e segurança no atendimento aos serviços prestados à população.

Também participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira; o prefeito da cidade, Carlos Roberto; o deputado federal José Nelto; os deputados estaduais delegado Humberto Teófilo, delegado Eduardo Prado, Wagner Neto e Gustavo Sebba; o ex-deputado Jean Carlo; o diretor do Fórum de Itaberaí, juiz Gustavo Braga Carvalho; o presidente da OAB, subseção Itaberaí, Reginaldo Caldas; o empresário José Carlos Garrote (SSA), além de autoridades locais e militares.

Texto: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Fotos: Junior Guimarães

Compartilhar: