Membros das forças policiais são agraciados com a Ordem do Mérito Cidadão-Herói

Comenda foi instituída pela atual gestão do Governo de Goiás e busca valorizar pessoas que realizam ações em prol do desenvolvimento do Estado

Membros das forças policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), estão entre os agraciados pela “Ordem do Mérito Cidadão-Herói”, entregue na noite desta quinta-feira (19/12), pelo governador Ronaldo Caiado e o vice-governador Lincoln Tejota. A comenda reconhece e valoriza todas as pessoas que realizam ações em prol do desenvolvimento de Goiás, consolidando a união de esforços entre governo e sociedade com o propósito de reconstruir o Estado.

A honraria foi instituída pela atual gestão do Governo de Goiás, por meio do Decreto n° 9.535, de 17 de outubro de 2019. Os contemplados devem ser indicados por um conselho formado pelo governador, vice-governador, secretários estaduais da Governadoria e da Casa Civil, além de representantes do Conselho de Governo.

Pelas forças de segurança, foram homenageados policiais militares que trabalharam na reforma do posto policial rodoviário que fica na cidade de Goiás; policiais militares que trabalharam na reforma do Centro de Comando e Controle Rural (CICC), em Goiânia; um agente prisional que recusou propina de um detento do presídio de Anápolis; um bombeiro militar que passava férias no Rio de Janeiro e salvou uma família austríaca que se afogava no mar de Copacabana; policiais que construíram uma casa para uma família carente, em Goianésia; e bombeiros militares que estão construindo o quartel de Santo Antônio. A lista com os 102 homenageados também incluiu cidadãos envolvidos em reformas de prédios públicos, pessoas que desenvolvem projetos sociais e estudantes.

Ao longo de 2019, enquanto entregava benefícios em todo o Estado e ouvia atentamente aos anseios da população, o governador se deparou com inúmeras histórias de cidadãos, que, em momentos de folga e de forma voluntária, decidiram ajudar ao próximo e melhorar o local onde vivem. Ao discursar na solenidade, Ronaldo Caiado destacou que atual gestão valoriza as pessoas dispostas a trabalhar e estender a mão ao próximo. “Hoje, as autoridades que estão sendo condecoradas são os senhores, as senhoras e os jovens aqui presentes. Eu, governador, e as autoridades e secretários que aqui estão, somos quem batemos palmas para vocês”, afirmou Ronaldo Caiado.

O governador também ressaltou que o sucesso de um governo depende da sintonia entre gestão, servidores públicos e a população. “As pessoas precisam ter amor pela sua cidade, por sua região. Sejam apaixonados pelo seu Estado. Deus nos deu um pedaço de terra que é diferente, especial. Cabe a nós cuidar dele e fazer com que cada cidade seja melhor”, disse.

”O mundo seria melhor se todos ajudassem ao próximo”, diz bombeiro que salvou família no Rio de Janeiro

Talvez quando comemorava a chegada de 2019, Marco Aurélio Vaz, de 39 anos, não imaginava que teria muito que agradecer pelo ano que vinha pela frente. Ao contrário do que muita gente possa imaginar, a gratidão aqui tem motivos muito mais nobres, pois está ligada ao que o cabo do Corpo de Bombeiros pode oferecer e não ao que ele recebeu nos últimos 12 meses. “O mundo só será melhor, se as pessoas mudarem a cabeça. Não adianta ter o melhor governante do mundo, se a gente não ajuda ao próximo”, ressalta esse goiano de Ipameri, que vive atualmente no bairro Cidade jardim, e que ganhou as páginas de jornais e os holofotes da mídia depois de um ato de bravura no Rio de Janeiro.

O militar estava de férias na Cidade Maravilhosa, com os dois filhos e a esposa, também oficial da corporação, quando, num dia de maré agitada na praia de Copacabana, percebeu que duas crianças e um adulto estavam se afogando. “Ouvi o grito de ‘help’ e entrei na água. Consegui salvar a garota e logo depois recebi a ajuda dos bombeiros cariocas, que jogaram o life-belt e resgataram o menino e o pai. Eles eram austríacos”, conta o cabo Marco Aurélio, um dos homenageados na noite desta quinta-feira (19/12) pela comenda da Ordem do Mérito Cidadão-Herói.

“É muito gratificante poder receber uma homenagem como essa. Com esta atitude, o governador eleva nossa profissão e faz com que tenhamos mais afinco e garra para oferecer o nosso melhor para a população”, comentou ele que, também em 2019, num passeio a Caldas Novas, teve a oportunidade de salvar duas pessoas vítimas de acidente de trânsito.

 

Fotos: Octacilio Queiroz e Vinícius Schmidt

Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo de Goiás

Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027

Compartilhar: