PORTARIA N° 0174 – 20 Cursos EAD SSP Controle Estrategico EAD

PORTARIA N° 0174 – 20 Cursos EADSSP Controle Estrategico EAD – Processo – 202000016004743

Portaria nº 0174/2020/SSP

O Secretário da Segurança Pública do Estado de Goiás, nomeado pelo Decreto de 02 de janeiro de 2019, publicado no Diário Oficial do Estado nº 22.963, Suplemento, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista o disposto no Processo SEI n. 202000016004743;

Considerando a necessidade de treinar constantemente os profissionais que atuam no serviço público para que possam alavancar os resultados a serem obtidos pela administração, em benefício da sociedade;

Considerando que do ponto de vista da eficiência, a qualificação e o treinamento permanente dos Servidores Públicos é indiscutivelmente uma forma de dar efetividade na prestação de um serviço que esteja de acordo com as regras regulamentares (leis, decretos e outros) e dar à sociedade de maneira geral, o atendimento adequado às finalidades de interesse público;

Considerando a necessidade de se criar uma estrutura básica para substituir a Superintendência da Academia Estadual de Segurança, pasta ligada diretamente ao Secretário de Segurança Pública, que tinha como atribuições, dentre outras, propor a realização de convênios, ajustes e contratos, visando promover cursos de formação, aperfeiçoamento e especialização dos profissionais de segurança pública;

Considerando que de acordo com o art. 2º, inciso IV da Portaria 0387/2019 – SSP, coube à Coordenadoria de Ensino, vinculada ao Gabinete do Subsecretário da Secretaria de Segurança Pública, coordenar as atividades de ensino à distância realizadas pela Plataforma da Gestão de Ensino a Distância – GED, desta Pasta, bem como, as atividades realizadas pela Plataforma de Ensino EAD da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP.

RESOLVE:

Art. 1º – AUTORIZAR e HOMOLOGAR a realização do Curso CONTROLE ESTRATÉGICO E INDICADORES DE CRIMINALIDADE DA SSP/GO, em modalidade de Ensino a Distância – EAD, cuja duração será de 40 (quarenta) horas, com o objetivo de capacitação de 90 (noventa) profissionais da Segurança Pública de Goiás.

Art. 2º – FIXAR o seguinte currículo, professores e carga horária para o mencionado curso:

DISCIPLINAS C/H
Módulo 1: Conhecendo o Controle Estratégico e Indicadores de Criminalidade 10h
Módulo 2: Etapas do PDCA 20h
Módulo 3: Modelos Ilustrativos e Conceituação 10h
TOTAL H/A 40H
PROFESSORES
N NOME
RG

ORGÃO
CPF TITULARIDADE
1. SGT.Carlos Eduardo Pereira de Sousa 02985 BM 95339060144 Especialista
2. SD.Makley Oliveira Soares 34631 PM 00408636114 Especialista
        A remuneração do docente será realizada conforme o Art. 6º desta portaria

Art. 3º – ESTABELECER que os alunos sejam matriculados na plataforma de ensino à distância “Moodle” da Gestão de Ensino EAD da SSP/GO e que o curso seja ministrado com a carga horária de 40 (quarenta) horas, no período de 12 DE MARÇO A 04 DE MAIO DE 2020, com turmas de até 45 (quarenta e cinco) alunos.

Art. 4º – DESLIGAR o aluno que:

I – Não acessar o curso no ambiente virtual de estudos por um período de 20 (vinte) dias;

II – Comportar-se contrariamente aos princípios de convivência pacífica e harmoniosa, desrespeitando colegas, tutores e administradores do sistema;

III – Deixar de possuir vínculo com a Secretaria de Segurança Pública – GO.

Art. 5º – AVALIAR os alunos do curso, considerando-os APROVADOS com nota igual ou superior a 70 (setenta) pontos ou REPROVADOS com nota final inferior a 70 (setenta) pontos.

Art. 6º – Os instrutores serão remunerados de acordo com a Lei nº 15.949, de 29.12.2006, Portaria nº 1107/09/SSP, Portaria nº 0152/2019 – SSP e Portaria nº 0167/2019 – SSP.

Parágrafo único: Os designados farão jus à remuneração de 40 (quarenta) horas/aulas pelo desenvolvimento das ações formativas, sendo que o valor mensal de horas trabalhadas não exceda de R$700,00 (setecentos reais).

Art. 7º – ESTABELECER que sejam destinadas até 10 (dez) vagas a profissionais da Segurança Pública pertencentes às Instituições Coirmãs (GCM).

Art. 8º – ESTABELECER que os demais esclarecimentos estejam explicitados no Plano de Curso, elaborado pela Divisão de Ensino a Distância – EAD da Coordenadoria de Ensino da SSPGO, plano este que serviu de base para a elaboração desta Portaria.

Art. 9° – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

CUMPRA-SE e PUBLIQUE-SE.

Gabinete do Secretário de Estado da Segurança Pública, Goiânia, 09 de março de 2020.

Rodney Rocha Miranda

SECRETÁRIO

 

 

PLANO DE CURSO – “CURSO DE CONTROLE ESTRATÉGICO E DE INDICADORES DE CRIMINALIDADE DA SSP-GO”

 

 

Carga horária: 40 horas

 

 

Modalidade: à distância

 

 Apresentação do Curso

O presente curso visa normatizar e estabelecer as rotinas e práticas a serem implantadas em um Sistema de Controle Estratégico de Indicadores e de Criminalidade do Estado. Através desse sistema, a Secretaria de Segurança Pública e Justiça do Estado de Goiás (SSPJ/GO) terá total gerência dos resultados obtidos em todos os níveis.

O acompanhamento das ações propostas pelos agentes de segurança envolvidos, a difusão e padronização das melhores práticas é objeto desta estrutura. Conjuntamente com o Sistema Controle Estratégico e de Indicadores de Criminalidade do Estado, é proposto um sistema de rotinas semelhantes para o acompanhamento de resultados das metas operacionais das instituições de Segurança Pública do Estado. Este Sistema, por sua vez, objetiva medir o nível de eficiência operacional destes agentes na dinâmica do Sistema de Segurança Pública, envolvendo a Polícia Militar e Polícia Civil.

 

 

Objetivos

Estabelecer os critérios para ocorrência e convocação das Reuniões de Acompanhamento de Resultados do Sistema de Controle Estratégico e de Indicadores de Criminalidade para a Segurança Pública do Estado de Goiás;

 

Descrever o fluxo do processo e a dinâmica das Reuniões de Acompanhamento de Resultados do Sistema de Controle Estratégico e de Indicadores de Criminalidade para a Segurança Pública do Estado de Goiás.

 

O Curso

 

O curso, cuja modalidade de ensino será à distância, terá uma carga horária de 60 horas e será dividida em 03 disciplinas (módulos), da seguinte maneira:

Módulo 1: Conhecendo o Controle Estratégico e de Indicadores de Criminalidade – 10 horas / aulas

Módulo 2: Etapas do PDCA – 20 horas / aulas

Módulo 3: Modelos Ilustrativos e Conceituação– 10 horas / aulas

Cada disciplina será acompanhada por um instrutor, habilitado no curso de Tutor, com experiência em atividades de docência na modalidade presencial e à distância.

 

A logística das atividades e o emprego dos conteúdos ficarão a cargo da Gerência de Ensino à Distância.

A Avaliação

A flexibilidade permitida pela EAD respeita o processo de construção do conhecimento e o tempo do aluno, o que pode ser potencializado com metodologias que privilegiam e incentivam a descoberta e a busca de conhecimentos, por meio de desafios.

Quando suportada pelas tecnologias, esta busca é facilitada pelo acesso às informações disponíveis na web e ainda pelas possibilidades de comunicação síncronas e assíncronas, as quais visam à interação interpessoal, a troca de experiências e informações favorecendo a ampliação do conhecimento por meio da ajuda do coletivo.

Diante disso, propõe esta concepção de avaliação para os cursos na modalidade a distância, buscando aproveitar os recursos disponíveis de modo qualitativo e pautado em perspectivas teóricas e metodológicas, visando agregar valores e qualidades ao processo de ensino e aprendizagem a distância.

A avaliação de caráter contínuo será feita por meio da participação do aluno nos Fóruns de discussões que serão criados pelo instrutor durante o curso de Controle Estratégico e de Indicadores De Criminalidade Da SSP-GO e ainda por meio de uma Verificação Final de Aprendizagem que consistirá em 10 questões objetivas e aleatórias que tendem a avaliar os conceitos apresentados em cada disciplina do curso que atestarão a assimilação das atividades que serão seguidas em cada ocorrência listada no Manual.

As avaliações, que serão realizadas individualmente, serão sínteses das disciplinas cursadas, que enfocam os temas que o discente já conhece, já estudou ou sobre os quais já refletiu.

A nota ou conceito mínimo para a aprovação do curso é igual ou superior que setenta (70) numa escala de zero (0) a cem (100); ou conceito equivalente (APROVADO). A nota final do curso será composta da seguinte forma: O instrutor avaliará as participações nos 4 (quatro) fóruns criados e atribuirá até 10 (10) pontos por participação. Sendo 4 fóruns criados, a nota do aluno poderá chegar a 40 pontos. O restante da nota (60 – sessenta) será alcançada por meio da Verificação Final de Aprendizagem.

Os alunos que não atingirem a nota mínima para a aprovação nas disciplinas receberão informações dos respectivos professores e tutores para procederem a recuperação.

Para realizar a recuperação da disciplina, o professor irá propor uma avaliação, para recuperação da nota. O aluno terá apenas 1 (uma) possibilidade de recuperação para realizar as avaliações e/ou trabalhos equivalentes.

 

 

Nome do Curso:

CURSO DE CONTROLE ESTRATÉGICO E DE INDICADORES DE CRIMINALIDADE DA SSP-GO

 

Ementa:

 Introdução ao controle estratégico e indicadores de criminalidade na segurança pública; Metas e Resultados; Reuniões de Acompanhamento de resultados; Níveis de Reuniões; Fluxograma das Reuniões de Acompanhamento de Resultados; Reuniões Comunitárias e Apresentação de Resultados; Policiamento Orientado para o problema: Identificação de Problemas, Método PDCA, Identificação de Causas e Análise dos Problemas, Planos de Ação; Padronizações e Ações Corretivas.

 

 DISCIPLINA 1:

CONHECENDO O CONTROLE ESTRATÉGICO E DE INDICADORES DE CRIMINALIDADE (10H/AULAS)

 

Objetivos da Disciplina:

·           Introduzir o aluno no contexto do Controle Estratégico e dos Indicadores de Criminalidade na Segurança Pública;

·           Apresentar os conceitos de Metas e Resultados nas atividades de segurança;

·           Compreender os níveis de Reuniões de Acompanhamento de Resultados;

·           Identificar o Fluxograma das Reuniões de Acompanhamento de Resultados com foco nos Indiciadores Estratégicos de Criminalidade

 

Conteúdo:

O conteúdo desta disciplina está dividido nas seguintes aulas:

 Aula 1 – Introdução

 Aula 2 – Abreviaturas Utilizadas

 Aula 3 – Indicadores Estratégicos de Criminalidade do Estado

Aula 04 – Confidencialidade

Aula 05 – Verificação dos Resultados Atingidos

Aula 06 – Reuniões de Acompanhamento de Resultados

Aula 07 – Reuniões Comunitárias de Apresentação de Resultados

Aula 08 – Dinâmica das Reuniões de Acompanhamento de Resultados

 

Metodologia:

A disciplina será ministrada na modalidade EAD (virtual) e disponibilizará além de conteúdo específico material de apoio no estudo à estrutura da Segurança Pública.

Carga horária: 10 horas

 

 Modalidade:

Ensino a Distância

 

Metodologia:

Todo o conteúdo deste curso será disponibilizado na internet e a hospedagem será no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Plataforma Moodle – gratuito e de uso livre.

O curso contará com uma equipe de monitoria para fazer os atendimentos, por telefone e e-mail das dúvidas relacionadas ao uso do AVA. Esses monitores estarão à disposição nos três turnos. E têm o prazo de 24 horas para o retorno as mensagens recebidas.

 

DISCIPLINA 2: ETAPAS DO CICLO PDCA – 20 horas / aulas

 

Objetivos:

·           Apresentar o Ciclo PDCA;

·           Compreender processo de Identificação de Problemas;

·           Analisar e contextualizar problemas

·           Estabelecer Focos de Análise;

·           Identificar causas dos problemas;

·           Elaborar e Executar Planos de Ação;

·           Verificar resultados e padronizar ações corretivas;

 

 

Conteúdo:

 

O conteúdo deste módulo está dividido nas seguintes aulas:

 Aula 1 – Identificação de Problemas (Etapa 01 do CICLO PDCA)

Aula 2 – Realizando análises de um fenômeno (Etapa 02 do CICLO PDCA)

Aula 3 – Identificar as causas e Análises de um processo (Etapa 03 do CICLO PDCA)

Aula 4 – Elaborando Plano de Ação (Etapa 04 do CICLO PDCA)

Aula 5 – Executando Plano de Ação (Etapa 05 do CICLO PDCA)

Aula 6 – Verificando Resultados  (Etapa 06 do CICLO PDCA)

Aula 7 – Padronização ou ações corretivas (Etapa 7 e 8 do CICLO PDCA)

Metodologia

Todo o conteúdo deste curso será disponibilizado na internet e a hospedagem será no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Plataforma Moodle – gratuito e de uso livre.

O curso contará com uma equipe de monitoria para fazer os atendimentos, por telefone e e-mail das dúvidas relacionadas ao uso do AVA. Esses monitores estarão à disposição nos três turnos. E têm o prazo de 24 horas para o retorno as mensagens recebidas.

Modalidade:

Ensino a Distância

 

Metodologia:

Carga Horária: 20 horas.

Todo o conteúdo deste curso será disponibilizado na internet e a hospedagem será no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Plataforma Moodle – gratuito e de uso livre.

O curso contará com uma equipe de monitoria para fazer os atendimentos, por telefone e e-mail das dúvidas relacionadas ao uso do AVA. Esses monitores estarão à disposição nos três turnos. E têm o prazo de 24 horas para o retorno as mensagens recebidas.

 

 

Disciplina 3: MODELOS ILUSTRATIVOS E CONCEITUAÇÃO – 10 horas / aulas

 

Objetivos:

 

·           Apresentar as ferramentas gerenciais de resolução e análise de problemas;

·           Identificar os modelos de ferramentas e compreender seus objetivos e funcionamento;

·           Capacitar para o desenvolvimento de Gráficos de Pareto e Sequencial;

·           Habilitar na confecção de Mapa de Raciocínio, Diagrama de Causa e Efeito e Plano de Ação.

 

Conteúdo:

 

Esta disciplina está organizada da seguinte forma:

 

Aula 1 – O Uso de Ferramentas Gerenciais no controle estratégico

 

Aula 1.1 – Gráfico de Pareto

 

Aula 1.2 – Gráfico Sequencial

 

Aula 1.3 – Mapa de Raciocínio

 

Aula 1.4 – Diagrama Causa e Efeito

 

Aula 1.5 – Plano de Ação

 

 

Aula 02 – Glossário Técnico Metodológico

 

 

Modalidade:

 

Ensino a Distância.

 

Metodologia:

Carga horária: 10 horas.

 

 

Todo o conteúdo deste curso será disponibilizado na internet e a hospedagem será no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Plataforma Moodle – gratuito e de uso livre.

O curso contará com uma equipe de monitoria para fazer os atendimentos, por telefone e e-mail das dúvidas relacionadas ao uso do AVA. Esses monitores estarão à disposição nos três turnos. E têm o prazo de 24 horas para o retorno as mensagens recebidas.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

 

MANUAL DE CONTROLE ESTRATÉGICO E DE INDICADORES DE CRIMINALIDADE DA SSPJ-GOIÁS, 1ª EDIÇÃO, 2013, GOIÁS

 

 

CURSO DE CONTROLE ESTRATÉGICO E DE INDICADORES DE CRIMINALIDADE DA SSP-GO

Carga Horária em Hora/Aula

 

 

 

Disciplina 01:

 

CONHECENDO O CONTROLE ESTRATÉGICO E DE INDICADORES DE CRIMINALIDADE (10H/AULAS)

 

 

 

10 horas

 

Disciplina 02:

 

 

ETAPAS DO CICLO PDCA

 

20 horas

 

Disciplina 03:

 

MODELOS ILUSTRATIVOS E CONCEITUAÇÃO

 

 

10 horas

 

TOTAL

 

40 horas

 

COORDENADORIA DE ENSINO DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS, em Goiânia/GO, aos 20 de Fevereiro de 2020.

  Vinícius Pinheiro Vieira – Agente PC 1ª Classe

Coordenador Da Divisão de Ensino a Distância – EAD / CESSP-GO

 

 

Compartilhar: