Subcomitê Integrado de Segurança Pública Goiás/Mato Grosso fortalece ações

A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) instalou na quinta-feira (21/07) o Subcomitê Integrado de Segurança Pública Goiás/Mato Grosso (Subcomitê de Divisas) no município de Aragarças. A iniciativa visa, dentre outras atribuições, planejar e fortalecer ações operacionais em áreas comuns dos dois estados e combater o crime organizado na região.

A solenidade contou com a presença de representantes das diversas forças de segurança de Goiás e do estado vizinho. O superintendente executivo de Ações e Operações Integradas da SSPAP, Emmanuel Henrique Balduíno de Oliveira, que é secretário executivo do Pacto Interestadual de Segurança Integrada, representou o vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton.

O delegado-geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio, comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, Coronel Divino Alves, superintendente de Inteligência da SSPAP, delegado Danilo Fabiano, e representante do Corpo de Bombeiros Militar também participaram da solenidade.

Durante a solenidade o Superintendente Emmanuel Henrique Balduíno de Oliveira ressaltou as diversas atribuições do Subcomitê. “Por meio dessa integração é possível identificar manchas criminais e programar intervenções rápidas”, disse, ainda, ao lembrar a todos do papel fundamental da sociedade no trabalho preventivo das forças policiais de combate à criminalidade. Fala corroborada pelo superintendente de Inteligência da SSPAP, delegado Danilo Fabiano.

Na oportunidade, o comandante-geral da PMGO, Coronel Divino Alves, ressaltou que a iniciativa será responsável pelo compartilhamento de informações, realização de planejamento, análise, diagnóstico e execução de atividades integradas, que proporcionam maior capilaridade entre as forças de segurança goianas e mato-grossenses.

Após a inauguração do Subcomitê Integrado de Segurança Pública GO/TO, os representantes dos dois estados trataram de um plano de trabalho para atuação conjunta entre as duas unidades da federação. Dentre as ações está a realização de uma operação integrada entre as forças de segurança para coibir a criminalidade em diversas áreas, com foco no crime organizado.

Durante a solenidade, além de membros das forças de segurança dos dois estados, estiveram presentes prefeitos, vereadores, lideranças políticas da região, além de representantes da sociedade civil organizada.

Subcomitês

Com a instalação do Subcomitê Integrado de Segurança Pública em Aragarças, Goiás conta agora com três unidades. A primeira foi instalada em Porangatu, na última quinta-feira (14/07). Na manhã de hoje o vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, inaugurou a segunda unidade, no município de Posse, que integra ações conjuntas entre Goiás e o estado da Bahia.

A meta é a criação de subcomitês em cada divisa interestadual, compostos pelos regionais responsáveis das áreas de divisas para atuarem de forma integrada. Serão considerados o diagnostico tático, com a realização de análise situacional local, partindo da análise criminal, social e de inteligência.

O pacto

A construção do Pacto Interestadual de Segurança Pública Integrada iniciou em maio, no Estado do Tocantins, durante encontro do Fórum Brasil Central de Governadores. Na ocasião, pactuaram os governadores e secretários de Segurança Pública do Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Maranhão e Rondônia. Após a oficialização do Pacto Interfederativo por Segurança Pública, outros estados já demonstraram interesse em participar da iniciativa, a exemplo de Minas Gerais e Bahia.

FOTOS: JOTA EURÍPEDES

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP)
(62) 3201-1004, 3201-1055, 3201-1083

Compartilhar: