Operação Guardião: forças policiais combatem tráfico de drogas na região leste de Goiânia

02 (1)

As polícias Civil e Militar realizaram na manhã desta quinta-feira (03/11), ações de combate ao tráfico de drogas na região leste de Goiânia. O objetivo deste trabalho integrado foi coibir o chamado “tráfico doméstico”, também conhecido como “bocas de fumo” no local. As ações fazem parte da Operação Guardião, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), lançada na última segunda-feira (31/10), que, em quatro dias, já contabiliza números expressivos.

No total, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e quatro apreensões de tráfico em flagrante. Mais de 20 equipes policiais participaram das ações. De acordo com o comandante de Policiamento da Capital, tenente-coronel Ricardo Rocha, além do tráfico de drogas, os locais abordados fomentam outros crimes na região, como assaltos e roubos à residências.

Segundo o comandante ações como essa contribuem, de forma decisiva, com a redução dos índices de criminalidade. “Estamos agindo de forma enérgica contra o crime para garantir cada vez mais segurança para a população”, explicou.

Diversas ações de combate ao tráfico de drogas estão sendo realizadas em Goiânia. Só na última quarta-feira (02/11), a polícia apreendeu mais de 100 quilos de maconha e 15 armas de fogo em pontos de bloqueios e abordagens nas ruas.

Operação Guardião

Há quatro dias, as forças de segurança goianas intensificaram o combate à criminalidade em Goiânia e região metropolitana. A operação, sem data para o encerramento, faz parte de um conjunto de estratégias elaborado pela área de inteligência e de ações integradas, com apoio de cada uma das polícias. São 1,5 mil integrantes da Polícia Militar em 300 viatura, 280 da Polícia Civil, além do Corpo de Bombeiros, Polícia Técnico-Científica, Procon-GO e Superintendência de Administração Penitenciária.

O principal objetivo desta operação é combater o tráfico de drogas e o comércio ilegal de veículos e armas. Vale lembrar que a integração entre forças policiais faz parte da política implantada pelo vice-governador e titular da SSPAP, José Eliton, desde que assumiu a pasta, em fevereiro deste ano. Os resultados da operação já são visíveis. Em face dela, a capital registrou o menor número de veículos furtados/roubados nos últimos sete meses.

Balanço da PM também aponta que, entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, a operação apreendeu 13 armas de fogo, recapturou 16 foragidos, recuperou 33 veículos roubados, além de 37 flagrantes e sete Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) por crimes de menor potencial ofensivos. Também foram presos criminosos especializados no roubo de veículos e furtos a residências.

FOTOS: WILDES BARBOSA

(62) 3201 – 1004  /  1055  /  1027