Titular da SSPAP vai a delegacias com horário ampliado para Reg. de Atendimento Integrado

O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, esteve, na noite desta segunda-feira (06/06), em três de cinco delegacias da Capital que tiveram seus horários de funcionamento estendidos para atender o cidadão que demandar o Registro de Atendimento Integrado (RAI) – que, vale ressaltar, já era feito em horário normal de expediente.

Assim como as demais delegacias, estas cinco unidades da Polícia Civil funcionavam das 8 às 18 horas. Agora, tiveram seus horários ampliados: em dias úteis, até 23 horas e, aos finais de semana, até meia noite. A ampliação vale, exclusivamente, para a o RAI, que permite o registro único de uma ocorrência, seja das polícias Civil e Militar, Bombeiros e outros órgãos que compõem as forças policiais do Estado.

No 1º Distrito Policial, localizado no Centro de Goiânia, José Eliton cumprimentou os profissionais pelo serviço prestado. Ao visitar o 14º DP, na Vila Pedroso, destacou a importância da ampliação do horário de atendimento das unidades. “As equipes de investigação poderão atuar com mais agilidade. Quanto mais rapidez no registro de ocorrências, mais rápido as investigações apresentam resultados”, afirmou.

José Eliton também esteve no 8º DP, no Setor Pedro Ludovico. No local, ressaltou que a medida permite uma aproximação ainda maior entre a população e os aparatos de segurança pública do Estado. “As pessoas terão seu acesso ao serviço com mais facilidade, uma vez que estas cinco delegacias estão espalhadas por regiões estratégicas da nossa Capital”, disse.

O delegado-geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio – que também acompanhou a visita do vice-governador e secretário de Segurança Pública -, destacou que as cinco delegacias estão otimizando os serviços prestados. “Essa ampliação traz diversos benefícios para ambos os lados: população e segurança”, avaliou.

Além das três unidades visitadas nesta segunda-feira, também tiveram seus horários estendidos o 15º DP, localizado no Bairro Goiás, e o 22º DP, no Jardim Curitiba. De acordo com o vice-governador e titular da SSPAP, o número de delegacias com horários de atendimento ampliado pode aumentar.

Registro de Atendimento Integrado

Vale ressaltar que o RAI agrupa, no ato do registro da ocorrência, os dados para o órgão desejado pelo cidadão que fizer o registro. Trata-se, na prática, da base da Plataforma de Sistemas Integrados (PSI), responsável por mudar a dinâmica do principal instrumento utilizado pelas forças de segurança no curso inicial de qualquer tratativa de evento: a ocorrência ou notificação de crime.

FOTOS: ANDRÉ SADDI