Governo inaugura novas instalações da Companhia Independente de Bombeiros Militar de Posse

WhatsApp Image 2016-11-05 at 13.07.21

O governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária, inaugurou neste sábado (05/11) as novas instalações da Companhia Independente de Bombeiros Militar de Posse. A corporação conta, a partir de agora, com pavilhão operacional e área de assepsia de viaturas, além de um refeitório, salas administrativas e alojamentos com capacidade para abrigar 60 bombeiros militares.

A obra foi iniciada em 2014 e conta com 297 metros quadrados de área construída, dividida em dois pavimentos. Todo o empreendimento custou R$ 309 mil em recursos do tesouro estadual. Atualmente, o efetivo da Companhia Independente de Posse usava para essas atividades algumas salas do primeiro pavilhão, improvisando alojamentos em áreas destinadas às seções administrativas.

A solenidade de entrega foi conduzida pelo governador Marconi Perillo, que estava acompanhado do vice-governador e titular da SSPAP, José Eliton. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), Carlos Helbingen Junior, também esteve presente, além da titular da Secretaria Cidadã, Lêda Borges, o deputado Isso Moreira e 23 prefeitos atuais e eleitos de municípios vizinhos.

Durante a solenidade de entrega da ampliação da unidade, o governador Marconi Perillo reafirmou o compromisso feito por ele e também pelo vice-governador e titular da SSPAP, de ampliar recursos do estado para novos investimentos no município. “Até o ano que vem o governo de Goiás, em parceria com a prefeitura, fará a reforma e ampliação do hospital municipal e, com isso, garantir mais vagas e atendimentos para toda a região Nordeste”, afirmou.

José Eliton ressaltou o grande volume de empreendimentos realizado pelo governo de Goiás. “Temos obras espalhadas em todos os cantos do Estado, sejam elas de responsabilidade do governo ou por meio de parcerias com as 246 prefeituras goianas”, relatou o vice-governador ao lembrar a todos, também, da marca dos governos de Marconi Perillo, que é o “caráter social, a preocupação em proporcionar mais qualidade de vida a todos os cidadãos de Goiás”, disse.

Área de assepsia

Outra área importante da Companhia Independente do CBMGO entregue neste sábado é destinada à assepsia de viaturas, equipamentos e fardas dos bombeiros militares da unidade de Posse. Construído em área próxima ao pátio, o local destina-se à desinfecção dos veículos usados em socorros, equipamentos e também das roupas dos militares. Iniciada em 2015, esta obra foi executada por uma construtora de Posse.

A área é dotada de estrutura para escoamento do resíduo biológico para caixas específicas de tratamento para, só então, serem destinados à rede de esgotos geral. E conta, ainda, com tanques e bacias para imersão de equipamentos e roupas em soluções químicas por determinado tempo de forma a assegurar a sua total assepsia.

Esse trabalho será realizado pela própria guarnição em serviço, que, ao chegar do atendimento às emergências dará o tratamento adequado a todo o material impregnado com resíduos biológicos.

Segundo o comandante da Companhia de Posse, Capitão Charles Xavier de Barros, essa nova área de assepsia atende aos padrões exigidos pela corporação e permite que a Companhia realize os procedimentos adequados para uma melhor qualidade do atendimento à população e para resguardar a saúde do bombeiro militar.

Estrutura

A Companhia Independente de Bombeiros Militar de Posse (CIBMP) conta atualmente com um efetivo de 31 bombeiros militar e dez veículos, sendo três ambulâncias, três caminhonetes, duas caminhões e dois carros administrativos. O trabalho da unidade concentra, principalmente, o combate a incêndios em unidades de conservação em toda a região Nordeste do Estado, além do resgate de vítimas de acidentes na rodovia BR-020.

Além de Posse, a CIBMP presta socorro em outros 13 municípios do Nordeste. São eles Monte Alegre de Goiás, Campos Belos, Divinópolis, são Domingos, Guarani, Iaciara, Nova Roma, Simolândia, Alvorada do Norte, Buritinópolis, Mambaí, Damianópolis e Sítio D’Abadia.

FOTOS: JOTA EURÍPEDES

(62) 3201 – 1004   /  1055   /  1027