Estado investe em videomonitoramento na Capital; mais 280 câmeras serão instaladas

psi16

O governador Marconi Perillo e o vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, assinaram, nesta quarta-feira (06), ordem de serviço para contratação de novas câmeras que integrarão o sistema de videomonitoramento da Capital. Os novos equipamentos serão somados aos 150 já existentes, totalizando 430 pontos com transmissão em tempo real.

Os equipamentos a serem adquiridos serão dotados de recursos analíticos (que identifica movimento, pessoas estranhas, objetos abandonados, etc), bem como leitor de placas. As câmeras, com tecnologia Full HD (alta definição), serão instaladas em pontos estratégicos e vão transmitir imagens ao Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle da SSPAP.

Para a aquisição dos equipamentos o Estado firmará um contrato com uma empresa que prevê a locação dos equipamentos por 48 meses. Nesse período a empresa prestará total assistência técnica. Após os quatro anos, as câmeras passam a ser do Estado. O valor do contrato, que prevê, portanto, a locação e posterior repasse dos equipamentos, instalação e assistência, é de mais de R$ 17 milhões.

Passado o período licitatório e assinatura de contrato, a empresa terá um prazo de 4 meses para a instalação total dos equipamentos. Acredita-se que até o início de maio as instalações iniciem, ou seja, até o final de agosto estarão todas instaladas. (Instalação gradativa).