Entorno do Distrito Federal sediará novo Batalhão de Rotam

SOLENIDADE DE ANIVERS_RIO DA ROTAM - FOTOS JOTA EUR_PEDES (3)O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), José Eliton, confirmou, nesta segunda-feira (06/06), que as Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam) terão um segundo Batalhão especializado na região do Entorno do Distrito Federal. Ele participou da solenidade militar em comemoração aos 14 anos da Rotam como unidade independente – mas sua criação, vale destacar, data de 1981.

“A você, tenente-coronel Newton Castilho [comandante da Rotam], cabe o ônus de estruturar essa nova unidade e fazer com que ela tenha o mesmo padrão de excelência da que já atua na Região Metropolitana de Goiânia”, disse o vice-governador, em discurso. “Tenho a convicção de que a formação estabelecida aqui neste Batalhão haverá de colaborar também com a pacificação no Entorno do Distrito Federal”, resumiu José Eliton.

Além da nova unidade, o vice-governador e secretário de Segurança Pública também determinou ao Comando Geral da PM que providencie um novo Curso de Operações da Rotam (COR) com objetivo de ampliar o efetivo da unidade. E assegurou que serão entregues, nos próximos dias, ainda no contexto destas comemorações, uma série de novos equipamentos de proteção individual e armamentos, assim como mais dez viaturas para a Rotam e outras 35 para o Comando de Policiamento da Capital (CPC) – ao qual este grupo especializado é jurisdicionado, embora, se preciso for, tenha autonomia para agir em todo o Estado.

Histórico

A Rotam hoje conta com aproximadamente 200 homens em seu efetivo e que atuam em ocorrências de alto risco na Região Metropolitana de Goiânia.

Durante a solenidade militar, várias pessoas foram homenageadas com diplomas e medalhas. Seja pela prestação de serviços, seja pela parceria com a Rotam, entre outros motivos. Policiais militares que já passaram por esta corporação também foram agraciados com medalhas nas categorias “Mérito Policial”, “Destaque Operacional”, “Serviço Distinto” e “Tempo de Serviço”. O vice-governador José Eliton, e o comandante-geral da PM, coronel Divino Alves, receberam de presente um quadro com o “Raio Imortal”, símbolo da corporação.

“A Rotam faz com que todos nós, goianos, a tenhamos como referencial em segurança pública de qualidade”, disse o vice-governador, que ainda mencionou o “combate intransigente” das forças policias na apreensão de drogas e armas no Estado, grandes motivadores da violência.

O evento também contou com a presença de integrantes e veículos do “Clube do Carro Antigo”, “Clube do Opala (OpalaGyn)” e do “Clube Harley Davidson Goiânia”, entre outros parceiros. Ainda foi inaugurado o espaço de lazer denominado “Grêmio Raiado”, destinado a confraternizações da tropa e que leva o nome do subtenente Sérgio Rodrigues de Souza, morto em combate em janeiro deste ano. Familiares participaram da homenagem.

FOTOS: JOTA EURÍPEDES

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP)
(62) 3201-1004, 3201-1055

 

Compartilhar: