Em Posse, José Eliton ressalta importância do Rally dos Sertões para turismo do estado

O Rally dos Sertões chega à sua terceira etapa nesta terça-feira (06/09) ao passar pelo município de Posse, no Nordeste goiano. Presente no evento, o vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, ressalta o caráter ambientalista, social e de fomento ao turismo do estado, “importante para mostrar ao mundo as potencialidades goianas”, afirma. A cidade é a última no circuito da competição em Goiás.

Segundo maior do mundo no gênero de regularidade – o Rally Dakar é o maior –, a competição partiu de Goiânia no último sábado (03/09) e já passou pelos municípios de Padre Bernardo e Cavalcante. Neste último, foram desenvolvidas ações sociais em prol das comunidades Kalunga. Durante a largada, em Goiânia, mais de uma tonelada de alimentos foi arrecadada e repassada de forma simbólica à primeira-dama e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Valéria Perillo.

No início da tarde, José Eliton acompanhou a chegada dos competidores na cidade. No início da noite fez uma reunião com os pilotos no Teatro Municipal de Posse, oportunidade em que falou da trajetória da competição que, em 2016, chega à sua 24ª edição. “Goiás faz parte do circuito há 14 anos, e agora conseguimos incluir o município de Posse no roteiro que, juntamente com as outras cidades, têm a chance de expor as belezas da nossa terra, da nossa gente, da nossa natureza”, comemora.

O titular da SSPAP lembra a todos das ações integradas de diversas instituições do governo estadual para garantir a segurança e o bem-estar das cerca de 1,5 mil pessoas que participam do evento, tanto no trajeto quanto nas cidades de apoio aos competidores. “Equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, reforçaram a segurança dos participantes”, destaca José Eliton.

Nas comunidades Kalunga, as forças de segurança do Estado tiveram suas ações ampliadas durante a segunda etapa das provas, nesta segunda-feira (05/09). Dentre as ações de responsabilidade das forças policiais estão a Patrulha Maria da Penha, que visa prevenir e reduzir os crimes direcionados às mulheres, Programa Educacional de Proteção às Drogas (Proerd), e medidas de preservação ambiental, que foram executadas pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar.

Próximas etapas

Após passar pelos municípios goianos, a competição segue agora para Luis Eduardo Magalhães, na Bahia e, em seguida, chega a Mateiros, Ponte alta e Palmas, no Tocantins. O encerramento e premiação do rally ocorrerão na capital tocantinense, no dia 10 de setembro.

FOTOS:WILDES BARBOSA