Em homenagem na Alego, Balestreri enaltece papel dos servidores do sistema penitenciário

Titular da SSPAP participa de ato no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa e destaca esforços do governo na construção de novos presídios. No total, 300 profissionais são homenageados. “Vocês são heróis e heroínas”, disse ele

O secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Ricardo Balestreri, enalteceu a atuação dos servidores do sistema penitenciário durante homenagem na manhã desta segunda-feira (18/09), no Auditório Costa Lima, na Assembleia Legislativa.

“Vocês são heróis e heroínas que se dedicam diariamente para cumprir o dever que lhes foi incumbido”, disse, sob aplausos. No total, 300 servidores foram homenageados.

Iniciativa do deputado Jeferson Rodrigues, também participaram da cerimônia o superintendente Executivo de Administração Penitenciária, tenente-coronel, Newton Nery de Castilho; o presidente da Associação dos Servidores do Sistema Prisional do Estado de Goiás (Aspego), Jorimar Bastos; e o bispo Manoel Gonzalez, coordenador do grupo Universal nos Presídios-UNP.

“O Brasil se esqueceu do sistema penitenciário”, afirma o secretário. “Temos a ilusão de que, varrendo para debaixo do tapete, os problemas desaparecem”, disse ao citar que o sistema ainda “é um desafio enorme”.

Balestreri também destacou os esforços por parte da SSPAP e do Governo de Goiás no sentido da construção de novos presídios e vagas para reeducandos.

“Temos, também, que incrementar o sistema de vagas alternativas, separar os presos de alta periculosidade com os de crime de menor potencial”, afirma. O secretário ainda lembrou da criação de uma pasta para Justiça e sistema penitenciário. “Trata-se de uma demonstração de que vemos o sistema como prioridade em Goiás”.

Na oportunidade também foi feita uma homenagem ao ex-servidor João Evangelista de Castro, que dedicou parte da vida ao sistema penitenciário.

Além de servidores do sistema, também estiveram presentes o vereador Rogério Cruz, representantes do segmento religioso, da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia e da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Goiás.

FOTOS: JOTA EURÍPEDES

Compartilhar: