Corpo de Bombeiros treina equipe para salvamento de vítima em local de difícil acesso

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) realizou nesta terça-feira (19) treinamento de salvamento de vítima em local de difícil acesso. A simulação ocorreu no Comando de Operações de Defesa Civil (Codec) e mobilizou 10 militares entre apoio de solo e tripulação. A equipe aérea do CBMGO conta com um total de 20 homens.

Durante o treinamento os bombeiros militares executaram técnica de rapel para saída da aeronave e alcançar o local em que supostamente a vítima necessitaria de socorro. De acordo com o CBMGO, treinamentos mais rigorosos como este fazem parte da rotina de aprimoramento da corporação e ocorrem a cada três meses. Já o aprofundamento de técnicas mais simples acontece diariamente.

As ações exigem dos bombeiros militares a correta e precisa utilização de uma maca tipo envelope e cesto de salvamento conhecido como “McGuire”, ambos ligados por uma corda ao helicóptero da corporação, conhecido como Bombeiro 01. Segundo a equipe do CBMGO, o trabalho requer sincronismo entre equipes em terra, piloto e tripulantes da aeronave.

Missão

O CBMGO tem como missão primordial a execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito do estado de Goiás. A corporação teve início em 05 de novembro de 1957, com o deslocamento de onze militares para o curso de formação no CBM de Minas Gerais.

Em 1958 foi criada uma Companhia de Bombeiros e em 1964 foi transformada em Corpo de Bombeiros, com o efetivo de um Batalhão. Pela Constituição Estadual de 1989, o CBMGO adquiriu autonomia, e passou a dispor de estrutura administrativa e financeira própria.

Fotos: Wildes Barbosa

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP)
(62) 3201-1004, 3201-1055

Compartilhar: